Skip to main content

Etapas de Ensino

01

Educação Infantil

Do Maternal (2 anos) à Educação Infantil III (5 e 6 anos)

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. Para isso, oferecemos as condições adequadas para promover o bem-estar, o desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social das crianças. Com uma proposta pedagógica cuidadosa, ampliamos as suas experiências e, desde pequenos, estimulamos o interesse pelo processo do conhecimento humano, da natureza e da sociedade com a finalidade de completar a ação da família e da comunidade.

A prática pedagógica da Educação Infantil valoriza o jogo, a brincadeira e o aprender brincando. Assim, a criança percebe, exercita, expressa e desenvolve suas habilidades corporais, espaciais, sociais e intelectuais, que serão fundamentais para sua vida.

Colocamos as crianças em situações concretas para que construam o conhecimento por meio de experiências prazerosas, desafiadoras e lúdicas, baseadas em valores como respeito, partilha e empatia. A proposta pedagógica da Educação Infantil é fundamentada nas características da faixa etária e busca o desenvolvimento global e harmonioso da criança, trabalhando de forma integrada as áreas do conhecimento: cognitiva (pensar), socioafetiva (sentir) e psicomotora (agir).

Desde o maternal, nossos pequenos têm aula de psicomotricidade com atividades lúdicas, a partir de brincadeiras orientadas pelo professor de Educação Física. As turmas de Educação Infantil II e III, além da aula de psicomotricidade, também já começam a aprender um segundo idioma, o inglês.

02

Ensino Fundamental | Anos iniciais

Do 1° ano ao 5° ano

O Ensino Fundamental tem início no 1º ano, com o processo de alfabetização e letramento, onde o aluno adquire a fluência na leitura, na escrita e na interpretação de pequenos textos. Este conhecimento é construído aos poucos, gradualmente, e em total harmonia com o progresso pessoal e individual de cada criança. Sabemos que cada indivíduo tem seu tempo próprio, por isso, fazemos o máximo para respeitá-lo e estimulá-lo de acordo com o seu momento.

Por isso, propomos muitas tarefas lúdicas com jogos, teatro, histórias e outras ferramentas que auxiliem no desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação de textos. Desta forma, obtemos muito sucesso em promover uma educação estimulante e cheia de descobertas aos nossos alunos.

Nos anos iniciais, as crianças chegam à escola curiosas para descobrir o que as aguarda na nova etapa de sua vida escolar. Recebemos essas crianças em um ambiente acolhedor para que desenvolvam aos poucos suas habilidades, favorecendo o desempenho na aquisição de conhecimentos, que lhes serão úteis durante todo o desenvolvimento escolar. 

Nesta etapa além dos componentes curriculares trabalhamos o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos através do Líder em Mim, onde o aluno aprende a se tornar o protagonista não apenas do processo de ensino-aprendizagem, como de todos os aspectos da sua vida, temos como objetivo promover a participação, a responsabilidade e a autonomia dos alunos, preparando-os para as etapas escolares e de vida que irão se suceder.

03

Ensino Fundamental | Anos finais

Do 6° ano ao 9° ano

O Ensino Fundamental do 6ª ao 9º ano propõe a continuidade à proposta iniciada nos ciclos anteriores. Esta nova etapa de ensino contribui na formação de alunos participativos, críticos, solidários e responsáveis pelo espaço em que vivem. Oferecemos isso através de oportunidades de construção do conhecimento, fundamentadas no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser e no aprender a conviver, como formas para ampliação da compreensão do mundo. 

As atividades de aprendizagem levam às vivências da liberdade de pensar, de refletir, de buscar soluções e de trabalhar a problematização e a compreensão da realidade.

Além todos os conteúdos curriculares obrigatórios, oferecemos aos nossos alunos, de forma gradativa, diversas atividades complementares, envolvendo a música, o esporte e monitorias para as disciplinas escolares.

04

Ensino Médio

Do 1° ano ao 3° ano do Ensino Médio

A proposta educativa para o Ensino Médio propõe aprofundar os conhecimentos construídos ao longo das outras etapas. Nesta fase, o aluno amplia a relação da teoria com a prática, aprimora a sua formação humana, se prepara o exercício da cidadania em um processo de educação reflexivo e comprometido, fase em que a formação da excelência acadêmica e humana é lapidada.

A metodologia de ensino é orientada para o desenvolvimento de habilidades e competências esperadas para a aprovação nos principais vestibulares do país e para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, com conteúdos completos, aprofundado e contextualizado, sempre levando em consideração a maturidade dos alunos em cada ano do Ensino Médio.

Os alunos possuem um conjunto de ações e ferramentas, além do material didático, voltadas para seu pleno desenvolvimento acadêmico, junto com o suporte constante dos professores.

Por meio de atividades extracurriculares os nossos alunos também podem trabalhar o corpo e a mente como forma de descomprimir o estresse e a tensão característica desta reta final de exames e provas. Esta é uma excelente forma de desenvolver o conhecimento acadêmico, sem deixar de lado a saúde mental e emocional.

05

Atividades Extracurriculares

Da Educação Infantil ao 3° ano do Ensino Médio

Handebol

Treinamentos e competições de handebol de quadra e de areia, de nível nacional e estadual, para times femininos e masculinos.

Banda de Fanfarra

Nossas crianças e adolescentes aprendem instrumentos e participam de desfiles cívicos da cidade.

Monitorias

A monitoria serve para que os alunos tirem suas dúvidas sobre os conteúdos aplicados em sala de aula.

Olimpíadas Disciplinares

Incentivamos a participação dos nossos alunos em olimpíadas nacionais de disciplinas escolares.

Ginástica Rítmica

O CESP tem uma escolinha de Ginástica Rítmica para meninas a partir dos 6 anos de idade.

Outras atividades

Aulas de capoeira, oficinas criativas de desenho artístico, treinamento funcional e outras atividades.