Colégio CESP - Centro Educ. Sanmartin Perez | Telefone: 2635-1223

Níveis de Ensino

  • 10/15/2016

Educação Infantil

A Educação Infantil é oferecida para crianças a partir do Maternal (2 anos) até a turma de Educ. Infantil III (crianças com 5/6 anos).

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, proporcionando-lhe condições adequadas para promover o seu bem-estar, o seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, ampliando suas experiências e estimulando o interesse pelo processo do conhecimento humano, da natureza e da sociedade, com a finalidade de completar a ação da família e da comunidade.

A prática pedagógica da Educação Infantil valoriza o jogo, a brincadeira, o aprender brincando. Por meio desse aprender brincando, a criança percebe, exercita, expressa e desenvolve suas habilidades corporais, espaciais, sociais e intelectuais, que serão fundamentais para sua vida. Outra prática importante é colocar as crianças em situações concretas, que possibilitem a construção do conhecimento por meio de experiências prazerosas, desafiadoras e lúdicas, baseadas em valores como respeito, partilha, etc.

A proposta pedagógica da Educação Infantil, fundamentada nas características da faixa etária, busca o desenvolvimento global e harmonioso da criança, trabalhando de forma integrada as áreas do conhecimento: cognitiva (pensar), sócio-afetiva (sentir) e psicomotora (agir).

Desde o maternal, nossos aluninhos tem aula de psicomotricidade cujas atividades são realizadas por meio de brincadeiras e jogos.  O professor de Educação Física orienta o aluno e ajuda-o no seu desenvolvimento psicomotor.

A turma de Educação Infantil II além da aula de psicomotricidade, já começa a aprender um segundo idioma, o inglês.

A turma de Educação Infantil III, além da aula de psicomotricidade e de inglês, já entra no ”mundo da informática”.


Educação Fundamental I (1º ao 5º ano)

O Ensino Fundamental tem início no 1º ano, com o processo de alfabetização e letramento, neste o aluno adquire a fluência na leitura, na escrita e na interpretação de pequenos textos.  A construção deste conhecimento se da de forma paulatina e gradual, e em total harmonia com o progresso pessoal e individual do aluno.

Sabemos que cada criança tem seu tempo próprio e fazemos o máximo para respeitá-lo e estimulá-lo de acordo com o seu próprio momento.   Nessa etapa da educação, não podemos esquecer que as crianças precisam seguir brincando e construindo seu conhecimento a partir de suas conclusões, portanto, fazemos uso de muitas tarefas lúdicas, jogos, teatro, histórias e qualquer artifício infantil que auxilie no desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação de textos.  Dessa forma, temos conseguido, com muito sucesso, promover uma educação estimulante e agradável aos nossos pequenos alunos-leitores.

 



Educação Fundamental II (6º ao 9º ano)

O Ensino Fundamental do 6ª ao 9ª ano propõe-se a dar continuidade à proposta de trabalho iniciada anteriormente.  Neste segmento contribui na formação de alunos participativos, críticos, solidários e responsáveis pelo espaço em que vivem, através de oportunidades de construção do conhecimento, fundamentadas no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser e no aprender a conviver,

como formas para ampliação da compreensão do mundo.   As atividades de aprendizagem levam às vivências da liberdade de pensar, de refletir, de buscar soluções e de trabalhar a problematização e a compreensão da realidade.
Além de oferecer todos os conteúdos curriculares obrigatórios, oferecemos aos nossos alunos, de forma gradativa, várias atividades complementares. (Ler Atividades Complementares)

 



Educação Médio

A proposta educativa para o Ensino Médio propõe-se a aprofundar os conhecimentos construídos, ampliando-os na relação da teoria com a prática, aprimorando a formação humana, preparando para o trabalho e para o desempenho de cidadão, num processo de educação reflexivo e comprometido.

Os novos conhecimentos são trabalhados desenvolvendo ainda mais oraciocínio lógico e a formação da consciência crítica.   Neste ciclo de aprendizagem, os alunos são preparados para os estudos de nível superior de forma mais abrangente.  O Ensino Médio é a fase em que é "lapidada" a formação da excelência acadêmica e humanaem todos os nossos alunos.

Nossos alunos, ao final do Ensino Médio deverão ser capazes de obter sucesso nos principais vestibulares das universidades públicas.

Além de oferecer todos os conteúdos curriculares obrigatórios, oferecemos-lhes várias atividades complementares.

Aulas de Desenho Artístico...
1ª Copa CESP de Handebol de Ar...
Treino na quadra do Colégio Ce...
Vídeo do Intercâmbio Desportiv...
Parabéns as Atletas do Cesp...
Parabéns para as nossas 3 Atle...